Muitos jovens dividem-se entre os estudos e o estágio. Para acompanhar essa rotina de compromissos, nada melhor que hábitos alimentares saudáveis e balanceados. Segundo a nutricionista, é importante não pular etapas na hora da alimentação: começar o dia com um belo café-da-manhã, depois comer algo entre o café e o almoço, almoçar corretamente, lanchar, jantar e ainda, fazer o famoso "lanche da noite".
É claro que diante de todas essas etapas, o prato deve ser bem equilibrado. Como? Deve cinter derivados do leite, legumes, frutas, verduras, leguminosas e proteína. Para Ana Maria Florentino, quanto mais colorida for a combinação de alimentos, mais atrativa será a comida.
Diferentes cursos, diferente alimentação
Vale lembrar que o tipo de alimentação pode variar de alunos de um curso para o outro. Por exemplo, um estudante do curso de Medicina, que fica na faculdade em tempo integral e normalmente se alimenta no próprio campus, deve ter um almoço mais leve, com legumes, frutas e verduras, sem frituras e gorduras. Já um aluno do curso de Comunicação Social, que estuda na parte da manhã e faz estágio à tarde, pode ter um almoço mais calórico, já que ele estará em locomoção no seu trabalho. No entanto, a professora faz questão de ressaltar que "devem ser feitas atividades físicas regulares".
Conheça aqui a Classificação dos alimentos!
Problemas comuns na alimentação do jovem estudante
O sedentarismo é um problema que preocupa os nutricionistas da UGF. Já foram feitas duas pesquisas pelo membros do curso voltadas para a alimentação do Campus. Nelas, foram constatadas que existe um excesso de peso entre os estudantes e que 60% dos pacientes da clínica (em geral, os próprios alunos na Universidade) apresentaram sedentarismo.
Ana Maria Florentino destaca também que a situação financeira afeta a alimentação. Para o estudante que não tem dinheiro para fazer sua alimentação na Universidade, ela dá uma dica: _Tragam seus lanches de casa. Escolham algo que não tenha fritura e dê prefrência a sucos e refrescos. Sempre opções saudáveis - diz a nutricionista.
Provas: a hora do nervosimo
E quando as provas estão chegando? É claro que junto vem o desespero. Os alunos conhecem muito bem essa sensação. Na hora da ansiedade, a compulsão por algum alimento é muito comum, especialmente pelo tão adorado chocolate e pelos doces. A professora de nurição diz que é impossível dizer a um estudante "não coma chocolate". Mas ela dá a opção de adequar essa vontade e comer um pedaço pequeno, que o satisfassa. Mas ela faz um adendo:"É claro que, se trocar o doce e o chocolate pela fruta, será melhor", sugere a especialista.
Ficou interessado em se informar mais sobre o assunto e fazer uma consulta? Dentro do Campus Piedade, os alunos de Nutrição prestam esse serviço aos estudantes universitários na Clínica de Atendimento.
Saiba como agendar sua consulta assitindo ao vídeo abaixo!